sábado, 22 de dezembro de 2007

Geras - Ares - Selene > Mitologia.

Geras


Geras é a deusa da velhice.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geras

Ares

Ares era o deus grego da guerra. Correspondia a Marte em Roma. Filho de Zeus e de Hera, simbolizava a agressividade inerente ao espírito guerreiro. Era amante de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Afrodite não foi sua única amante, foi amante de Otréra mãe das amazonas Hipólita, Menalipe, Pentesiléia e Antíopa. Com Cirene (mãe de Aristeu) teve Diomedes rei da Trácia... Foi amante até da deusa Eos.

Geralmente retratado com uma lança, a arma preferida dos hoplitas gregos, era alto e bonito, porém vaidoso e cruel. Ele se preocupava com guerras e batalhas, entrava rapidamente em uma briga, festejava o derramamento de sangue e não se importava com quem perdia ou ganhava.

Era venerado principalmente em regiões como a Trácia, onde as pessoas eram particularmente ferozes.

Havia uma exceção em sua obsessão pela guerra: ele era afetado por Afrodite e teve um longo caso de amor com ela. Homero conta em sua Odisséia uma história sobre o deus, Hélios, iluminando o casal que desfrutava de seus encantos e relatando seu local de encontro para Hefesto, marido de Afrodite. O grande ferreiro preparou uma rede especial, fina e resistente como o diamante, com a qual prendeu o casal em um abraço apaixonado. Ele ofereceu exibir o casal preso na rede para os deuses do Olimpo, mas as mulheres foram contra. Homero afirma que muitos dos deuses masculinos se ofereceram para trocar de lugar com Ares.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ares

Selene


Selene é a deusa grega da lua, era filha de Hipérion e Tea, tendo como irmãos, a deusa Eos , e o deus Hélios.

Um de seus melhores mitos sabidos envolve um simples, mas belo pastor, cujo nome era Endymion. A deusa da lua se apaixonou por este mortal, um caso que, conseqüentemente resultou no nascimento de cinqüenta filhas. Mas Endymion era, aliás, ser humano, e assim suscetível ao envelhecimento e eventualmente à morte. Selene não podia carregar o pensamento deste fato cruel. Então, assegurando que Endymion permanecesse eternamente jovem, fez com que o belo jovem dormisse para sempre. Desta maneira, Endymion viveria sempre, dormindo com a mesma aparente idade.

Selene é muito associada á Artemis, ou Hécate, mas vale lembrar, que esta deusa representa todas as fases da Lua, e é a pura personificaçao deste astro sendo seu nome romano Lua ou Luna...

Tradicionalmente ela é celebrada no dia 7 de fevereiro.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Selene

Nenhum comentário: