terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Hespérides & Apáte- Mitologia


As Hespérides eram três jovens deusas gregas, filhas de Nix e de Erebo. Eram Egle, Erítia e Hespera. Eram deusas que personificam a tarde e junto de Nix e Hemera formam cada dia, Hemera traz o dia, as Hespérides trazem o entardecer e Nix fecha o dia com a noite.

As Hespérides possuem atributos semelhantes aos das Cárites (graças) e também às Horas. Também são deusas primaveris e guardiãs das fronteiras celestes, entre o céu a terra e o mundo subterrâneo. Possuem também o dom de controlar a vontade de feras selvagens e sempre estão juntas de uma enorme serpente e um poderoso dragão. As Hespérides são donas dos jardins mais famosos da mitologia grega, onde existe uma enorme macieira que nasce pomos de ouro. Os jardins das Hespérides foi alvo de um dos trabalhos de Hércules. Do jardim das Hespèrides saiu o famoso "pomo da discórdia", pelo qual Atena, Hera e Afrodite se submeteram ao julgamento de Páris.

Hespérides, são dois grupos distintos de divindades. As mais antigas são as Deusas Hespérides, filhas de Nix (Noite) e Erebo (escuridão), e que personificam a luz da tarde; e o ciclo do entardecer. Nascidas juntas de Eter (luz celeste) e Hemera (luz do dia).

O outro grupo, o das Ninfas Hespérides, ou Ninfas do poente, são filhas do Titânio Atlas com a Deusa Hespéride "Hespera". São confundidas com as Ninfas do Eridano, filhas de Zeus e Têmis. Também já a descreveram como filhas de Fórcis e Cetó. E também como uma única Hespéride filha do Astro Héspero, e esta filha com Atlas deu a luz a sete ninfas Hespérides.

As Deusas

Semelhantes às Deusas Horas, pode-se dizer que tinham funções analogas a eras primitivas, quando ainda não se existia estas divindades.

As Hespérides, também tinham atributos semelhantes as Cárites; pois juntas cantavam em coro, junto das nascentes sussurrantes que exalam ambrósia, tinham todas a voz encantadora, se ocultavam por súbitas metamorfoses. Junto de Helios, as Deusas Hespérides e Hemera maestram a dança das Horas. As Deusas do entardecer ou da luz da tarde; são sempre mostradas em número de três; são filhas de Erebo (escuridão) e Nyx (Noite); nasceram juntas de Hemera (luz do dia; o Dia) e de Eter (luz celeste ou o "AR"). Hemera, as Deusas Hespérides e Nyx determinam os ciclos diários (Dia, tarde e noite). Hemera e Hespérides alternam com sua mãe para não cansá-la de seu passeio.

Elas passeiam pelos céus, se encarregando de iluminar todo o mundo com a luz da tarde. Com o nascimento das Horas, Hemera e as Hespérides, se tornaram companheiras destas Deusas, iluminando o palco por onde as Horas dançavam. Todas estas divindades, compunham o séquito do Deus Helios, da Deusa Eos e da Deusa Selene.

Eram sempre em número de três:

  • Egle - "Radiante" - Deusa da luz avermelhada da tarde
  • Erítia - "Esplendorosa" - Deusa do esplendor da tarde
  • Hespéra - "Crepuscular" - Deusa do Crepusculo vespertino.

As Deusas Hespérides são também guardiãs das fronteiras entre o dia e a noite. E também guardam as fronteiras entre os mundos (Terra, paraíso e mundo subterrâneo). As Hespérides moravam num palácio com um maravilhoso jardim, onde existiam árvores com pomos de ouro. O pomar de Ouro das Hespérides, é um jardim comum, compartilhado tanto pelas Deusas Hespérides como pelas Ninfas Hespérides. Tal jardim era composto pelas árvores mágicas de onde nasciam Pomos de Ouro. Estas árvores eram as árvores do fruto da imortalidade. Foi um presente de Gaia a Hera quando esta se casou com Zeus. O jardim das Hespérides é o jardim dos imortais.

E para chegar até lá, havia muitos obstáculos (a gruta das Gréias, a Gruta das Górgonas, o Pântano de Equídina).

A primeira referência às Hespérides surge na "Teogonia" de Hesíodo. Aqui se diz que as Hespérides, filhas da Nyx, guardavam o seu jardim no extremo ocidental do mundo. Plínio e Solino relatam apenas dois mortais (Heróis) que encontraram os jardins das Hespérides; Perseu quando fora enfrentar Medusa; e Héracles em seus célebres 12 trabalhos.

Diodoro Sículo relata que uma das Deusas Hespérides governavam as Amazonas do ocidente, e que elas haviam expulsado as outras Górgonas de seus arredores. Isidoro de Sevilha considera o reino das Hespérides povoado de monstros que as protegiam. Landom, o dragão de 100 cabeças filho de Tífon e Equídina e outro dragão filho de Fórcis e Cetó são exemplo destes monstros. As Hespérides personificam o final da tarde, transição entre o dia e a noite. Viviam em um longínqüo e inacessível jardim, situado às margens do rio Oceano, guardado por um dragão (ou uma serpente), O Jardim das Hespérides era famoso pelas maçãs (pomos) de ouro, plantadas pela deusa Hera. Essas maçãs, segundo a tradição, foram um presente de Gaia por ocasião do casamento de Zeus e Hera, Hespérides a árvore com ramos e folhas de ouro e maçãs douradas. O mito do jardim das Hespérides, tem as suas descrições literárias mais precisas na Teogonia de Hesíodo (que refere os "formosos, áureos pomos") e nas odes corais de Eurípides (que menciona as "nascentes de ambrósia" daquela "terra divina, geradora de vida" e a "serpente de fulvo dorso", guardiã dos pomos de ouro).

Entre as penínsulas itálica e ibérica, por exemplo, este jardim é situado, ao tempo da expansão portuguesa, por João de Barros, Duarte Pacheco Pereira e, com determinante autoridade, pelo Camões épico, no arquipélago de Cabo Verde. As Deusas Hespérides são também primitivas deusas primaveris e do espírito fertilizador da natureza. Regem a "luz vespertina" dos ciclos diários. São deusas do espírito da vegetação. São também guardiãs dos limites dos céus, e das fronteiras entre os mundos. Seriam análogas às Horas e às Cárites. São guardiãs da ordem natural, e dos tesouros dos Deuses.

As Ninfas

Habitam o extremo Ocidente, não longe da ilha dos bem aventurados, nas margens do Oceano. São também chamadas de Ninfas do Poente. Tinham o dom da profecia e da metamorfose. Eram belas, jubilosas e sempre brincavam juntas. Simbolizavam a fertilidade do solo, e eram as Ninfas dos jardins dos Deuses. Habitavam um lindo palácio (o das Deusas Hespérides), localizado à frente do jardim das árvores dos Pomos de Ouro.

À medida que o mundo Ocidental foi sendo mais bem conhecido, precisou-se a localização do país da Hespérides : Junto ao monte Atlas.

A função essencial destas Ninfas era vigiar, com a ajuda de Landon (o dragão de 100 cabeças), o jardim dos Deuses, onde cresciam o pomar dos Pomos de Ouro. (Presente de casamento de Gaia para Hera).

A paternidade destas Nnfas é muito variável : (Hespero, o astro da tarde, teria tido uma filha a Hespéride, que junto de Atlas, deu à luz as Ninfas Hespérides. Outra versão, elas são filhas de Fórcis e Cetó.

A interpretação evemerista diz que são sete donzelas :

  • Aretusa, (Hesperaretusa = Aretusa do ocidente)
  • Hespéria
  • Hespéris
  • Egéria
  • Clete
  • Ciparissa (não confundir com Afrodite)
  • Cinosura

Alguns autores misturam o nome das Deusas e as descrevem como ninfas, na verdade, devido a desinformação da Latinização Helênica.

As Ninfas, estão ligadas ao ciclo de Perseu e de Héracles. Em Héracles, é junto delas, que este foi buscar o fruto da imortalidade, e sua busca pelas maçãs de ouro é já, a perfiguração de sua apoteose. Segundo a interpretação evemerista é a seguinte:

(Seriam 4 filhas de Atlas e Hespera; ou O Astro Héspero - filho de Eos e Astreu - teve uma filha com Hespera, a Hespéride; e ela se uniu a Atlas e teve as 7 ninfas Hespérides).

Estas Ninfas possuíam grandes rebanhos de carneiro (mediante um jogo de palavras a respeito do termo grego que tanto pode significar "MAÇÃS" como "CARNEIROS". O rei do Egipto, Busíris, seu vizinho, tinha enviado bandidos para devastar-lhe os rebanhos e raptar as Ninfas. Quando Héracles chegou ao país, matou os bandidos, arrebatou-lhe os despojos, libertou as Hespérides e entregou-as a Atlas. Este, como recompensa, entregou ao Herói "o que ele vinha buscar" (não se sabe se eram as maçãs, ou os carneiros) e, além disso, ensinou-lhe a Astronomia, (pois na interpretação evemerista, de Atlas, ele é considerado uma divindade da Astronomia, e primeiro Astrônomo).

Outra tradição diz que Héracles recebeu o conselho das Ninfas do Eridano (filhas de Zeus e Têmis) de que deveria pedir a ajuda de Prometeu. Héracles, parte ao monte Cáucaso, arrebata o Abutre e liberta Prometeu. O Titânio aconselha Héracles a pedir ajuda a Atlas, pois por ser o pai das Hespérides, é o unico que pode chegar ao jardim das maças de ouro, sem problemas, pois conhece bem os caminhos e os obstáculos. Héracles então, troca de lugaer com Atlas, e suporta o peso do firmamento enquanto o Titã busca os Pomos de Ouro. Atlas traz os pomos, ameaça não distrocar com Héracles, porém este o lembra ser filho de Zeus, e que, o Titã seria castigado se não o ouvisse. Atlas então volta a suportar o peso do firmamento.

Apáte

Apáte é a deusa grega do engano e da fraude.

Nenhum comentário: